Uma ótima notícia para a saúde de Piau. O Governo Federal certificou o município pelo relevante serviço prestado à população no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Destaque para o compromisso da gestão e dos profissionais de saúde no enfrentamento da Covid-19.
O certificado emitido pelo Ministério da Saúde visa identificar os municípios que trabalham no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Além disso, reconhece o esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em um cenário de pandemia, atuam para a melhoria do acesso da população, sempre reforçando o papel da APS como porta de entrada prioritária.
Os critérios da avaliação levam em consideração indicadores como proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exame citopatológico, vacina contra a poliomielite e pentavalente, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.