Agosto Lilás: Prefeitura de Piau reforça movimento pelo combate à violência contra mulheres

Agosto é o mês nacional de combate à violência contra a mulher, em ação amplamente debatida e defendida por autoridades, veículos de comunicação e sociedade. Atenta à necessidade de conscientização quanto ao tema, a Prefeitura de Piau também estimula as ações no município.

Afinal, segundo números da pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Datafolha, em apenas 1 hora, mais de 500 mulheres são vítimas de algum tipo de violência no Brasil.

O que muita gente não sabe é que xingamentos, puxões de cabelo, humilhações, perseguições, comentários ofensivos, destruição de objetos e pertences, controle do dinheiro e impedimento para o uso de certas roupas são situações tão graves quanto as agressões físicas e se enquadram em outras formas de violência, como a violência psicológica, a moral, a patrimonial, entre outras. Daí a grande importância de combater os casos e a abordagem maciça do assunto.

Denúncias

Um dos canais disponíveis para denúncias é Central de Atendimento à Mulher, que funciona gratuitamente 24h por dia, todos os dias da semana. O atendimento pode ser pelo telefone 180, chat on-line (site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos) ou aplicativo (Direitos Humanos Brasil).
Assim como o 190 da Polícia Militar, que pode ser acionado a qualquer momento.