O planeta se une num grande esforço contra o fumo. Será celebrado nesta sexta-feira, 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco. A data significa o ponto alto de uma campanha de grande alcance que tem a participação ativa da Secretaria de Saúde de Piau, por meio do Grupo de Tabagismo. Seguindo a proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS), a campanha deste ano tem como tema “Tabaco e saúde pulmonar”.
O trabalho de apoio aos piauenses que querem se livrar do cigarro inclui encontros e palestras periódicos. Além disso, o Grupo de Tabagismo garante a distribuição de medicamentos e insumos específicos aos participantes. Para maiores informações, os interessados devem procurar a enfermeira Fátima no Centro de Saúde.
A principal meta da campanha internacional contra o cigarro é ampliar a conscientização entre fumantes e, também, não fumantes. O processo de divulgação se apoia em tópicos como os perigos do tabagismo e da exposição ao fumo passivo para a saúde dos pulmões, o alto índice de mortalidade causada pelo tabaco, a ligação entre o tabagismo e as mortes por tuberculose e as medidas viáveis que população e governo podem tomar para reduzir os riscos causados pelo fumo.