Um processo judicial que tramitou pela Comarca de Rio Novo trouxe boas notícias para a cultura e a história de Piau, ao considerar legalmente o Prédio do Povão como propriedade pertencente ao Município. É mais um grande avanço obtido com o trabalho da Administração 2017/2024, resolvendo uma pendência de vários anos.
A ação por usucapião foi movida para ratificar a posse do bicentenário casarão, que agora passa ter comprovada documentalmente a titularidade por parte da municipalidade e não do Estado.
Com isso, a Administração Municipal, que já vem trabalhando na restauração do edifício agora tem mais autonomia para avançar ainda mais na recuperação do complexo, que ficou por vários anos abandonado.
Entendendo o grande valor da propriedade para Piau, a Administração 2017/2024 promoveu vários reparos no andar térreo, transformando o edifício na moderna sede do CRAS e do Conselho Tutelar.
A lista de melhorias inclui a instalação de pisos, troca de portas e janelas, substituição de forros e colocação de divisórias de gesso, construção de sanitários, além de pintura interna e externa, mantendo todas as características originais, de acordo com as regras de preservação do Patrimônio Cultural.
Os trabalhos também chegaram ao pavimento superior, com instalação de forro de gesso, novo piso e pintura geral. Melhorias, também, no pátio externo, que teve o muro refeito e vai abrigar um varandão para atividades diversas.