A Assistência Social de Piau está implantando o Serviço de Família Acolhedora no Município. O projeto é destinado ao atendimento de crianças e adolescentes, de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social que estejam afastados da família de origem por força de medida protetiva imposta pelo Judiciário.
O CRAS está recebendo as inscrições das famílias interessadas que atendam os pré-requisitos fixados no edital do processo seletivo. O cadastramento é por tempo indeterminado. No ato da inscrição devem ser entregues a ficha devidamente preenchida e a documentação exigida.
De acordo com a lei federal, as famílias participantes do serviço têm direito a um subsídio pago pelo Município. O valor visa compensar as despesas decorrentes do atendimento às necessidades básicas da criança ou adolescente acolhido.
O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira é a análise da documentação para verificar a procedência e o cumprimento dos critérios estabelecidos no edital. Já a segunda fase inclui um estudo psicossocial da família interessada por meio de visitas domiciliares, entrevistas, contatos colaterais e observação das relações familiares e comunitárias.