O Grupo de Apoio a Gestantes e Puérperas criado pela Prefeitura de Piau em 2021 fechou o ano com um balanço positivo das atividades. Desde a sua criação, foram realizados quatro encontros que trataram de vários temas como as contribuições do Pilates durante a gestação, os principais sinais do parto, a importância da rede de apoio e do acompanhamento psicológico durante o período perinatal. Todas as atividades respeitaram os protocolos de segurança da Covid-19.
O grupo é uma parceria das secretarias de Assistência Social e Saúde e faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS. Ele foi implantado com o objetivo de trocar experiências e repassar informações importantes às futuras mamães, além de criar espaços seguros para que elas possam conversar sobre os sentimentos, descobertas, além de compartilhar conhecimentos de forma natural e saudável. O trabalho é coordenado pela psicóloga do CRAS, Thaís Santos e pela enfermeira do PSF, Uindianara de Paula Silva.
Para fechar o ano de 2021, foi realizado uma confraternização do grupo no dia 23 de dezembro, no PSF. Na ocasião a convidada Andreia David, mãe de uma gestante do grupo, deu aula prática para as novas mamães sobre o momento do banho, curativo do umbigo e fez relato de experiências importantes. O encontro ainda teve a participação da estagiária de Medicina Ildiane, que falou sobre a importância do aleitamento materno, e das agentes de endemias, Tânia e Marlene, que falaram sobre o mosquito transmissor da dengue e a importância do uso do repelente.
A Prefeitura de Piau agradece a participação de todas as gestantes nesse primeiro ano de atividades do grupo e, também, a todas as profissionais que se empenharam em levar o melhor conteúdo para as futuras mamães, inclusive as agentes de Saúde Rauani e Lityeli, que contribuíram dando suporte às técnicas responsáveis pelos encontros.