Janeiro Branco e Roxo: Secretaria de Saúde de Piau alerta para a importância das campanhas

O ano começa com duas importantes campanhas de saúde, de doenças ainda vistas com muitos preconceitos pela sociedade.

A primeira delas é o Janeiro Roxo, que tem o objetivo de promover discussões sobre a hanseníase, uma doença milenar, crônica e curável. Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de casos, ficando atrás apenas da Índia. A doença acomete mais homens do que mulheres, embora essa diferença venha se reduzindo com os anos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estima que cerca de 30 mil novos casos são detectados anualmente.

O período de incubação da hanseníase pode ser longo (de 2 a 10 anos). Para que exista a contaminação, é necessária a exposição prolongada à bactéria, sendo que, entre os infectados, apenas uma pequena parcela realmente adoece e apresenta sintomas. A transmissão ocorre por meio das vias aéreas superiores, por bacilos ou através de secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro.

E fique atento. Se perceber sintomas como manchas na pele com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato, procure atendimento no PSF ou no Centro de Saúde de Piau.

A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é por via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Janeiro Branco

Já a campanha Janeiro Branco busca chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional.

Em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo passou a dar mais importância a esse tema.
Em um recente estudo realizado pela Fiocruz e outras seis universidades nacionais, enquanto 40% da população brasileira apresentavam sentimentos frequentes de tristeza e de depressão, outros 50% apresentavam frequentes sentimentos de ansiedade e nervosismo.

Como janeiro é o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia.

O tratamento também é oferecido pelo SUS como, por exemplo, nas unidades Básicas de Saúde (UBS), postos de saúde ou também pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).