Janeiro Branco: PSF reforça promoção da saúde mental

A campanha Janeiro Branco discute a atenção à saúde mental, que também é um ato de cuidado com o corpo como um todo. Se o psicológico não está regulado, há risco para outras áreas. Ou seja, se não estivermos bem emocionalmente, nosso corpo pode sentir também sintomas físicos.

Isso não significa que não podemos ter problemas, medos ou tristezas, mas sim que precisamos dar atenção, acolher e cuidar dos sentimentos, pensamentos e emoções ruins quando eles geram sofrimento, atrapalham no dia a dia ou geram problemas físicos.

O primeiro mês do ano, então, é voltado aos cuidados com o psicológico, as emoções e a mente, para refletir sobre a importância do autoconhecimento e também mostrar que há profissionais especializados que podem auxiliar no processo. A campanha também reflete sobre a necessidade de acabar com o preconceito e o estigma da loucura. O objetivo é mostrar que o sofrimento psíquico pode atingir a todos e que é importante procurar ajuda. Afinal, cuidar da saúde mental é cuidar da vida.

Em Piau, você pode procurar atendimento gratuito no CRAS ou no PSF.