Piau na campanha nacional de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Assistência Social de Piau está integrada ao esforço nacional para enfrentar um grande problema: a violência sexual que atinge quase 15 mil crianças e adolescentes todos os anos no Brasil.

Por força de lei, a data de 18 de maio é definida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na mesma linha, foi instituído o Maio Laranja: período dedicado a ações voltadas para a conscientização e adoção de providências com relação ao tema.

Para pensar e agir, é importante você saber:

  • Todos os dias cerca de 40 casos de violência sexual são denunciados para o Disque 100 e Ligue 180. Entre eles, 89,6% acontecem na casa da própria vítima por uma pessoa de confiança da família.
  • Com o isolamento social, fundamental para conter a disseminação da COVID-19, muitas crianças e adolescentes ficaram ainda mais vulneráveis, tendo em vista que diminuíram ou até interromperam o contato com demais familiares, profissionais da educação ou outros adultos que poderiam ajudá-los.
  • Você pode não se sentir confortável em interferir em um lar, mas é responsável pelas consequências de suas escolhas. Se souber de algo, denuncie! Disque 100, ligue 180, procure o Conselho Tutelar ou vá até a delegacia mais próxima.

Não silencie, não finja que não vê. Vamos proteger nossas crianças e adolescentes!