Prefeitura alerta para as medidas de prevenção contra cobras

Durante as estações de primavera e verão, em função das chuvas e das altas temperaturas, há um aumento de ocorrências com animais peçonhentos em boa parte de Minas Gerais. A situação não é diferente em Piau, que também vem registrando o surgimento destes animais. A situação é monitorada pela Secretaria de Saúde do município, conjuntamente a órgãos como Polícia Militar do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.  

Conforme os Bombeiros, nesta época do ano, animais como escorpiões, aranhas e serpentes são os que mais saem de seu habitat natural em direção a residências e quintais, o que pode acabar provocando acidentes. Tal movimentação, segundo especialistas, também está relacionada à busca de alimentos em locais mais fáceis. No caso das cobras, os roedores, como ratos, são as principais presas. Elas também procuram aranhas, sapos, lacraias, lesmas e até mesmo animais de médio porte, tais como aves. 

Portanto, fazer a limpeza periódica de residências e quintais é uma das medidas que auxilia no combate às peçonhentas. Outro cuidado simples, mas muito importante é não desmatar ou provocar queimadas, já que as áreas verdes atuam no controle e na preservação de toda forma de vida. 

 Confira outros cuidados que precisam ser tomados:

– não acumular entulhos e materiais de construção;

– limpar terrenos baldios, pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas;

– manter limpos os locais próximos das casas, jardins, quintais, paióis e celeiros;

– evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada;

– usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;

– limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede;

– vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

– utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;

– examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las;

– afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários;

– no amanhecer e no entardecer, evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins, pois é nesse momento que serpentes estão em maior atividade.

Importância das cobras

Vale lembrar que as cobras são importantes predadores no ecossistema e fazem o controle de roedores. A eliminação deste tipo de animal, segundo os biólogos, causaria um impacto negativo na dinâmica dos ecossistemas. Além disso, as serpentes são importantes fontes de pesquisa, com veneno usado em medicamentos, como no caso das jararacas, mundialmente ligadas ao combate da hipertensão. Já a partir do veneno da cascavel, são criados anestésicos utilizados em cirurgias, que podem ser dez vezes mais potentes que a morfina. 

Em caso de acidente

Em caso picada por alguma cobra, as principais dicas são:

– Lavar local da picada de preferência com água e sabão;

– Não fazer torniquete e nem usar receitas caseiras;

– Manter a vítima deitada, evitar que ela se movimente para não favorecer a absorção do veneno;

– Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, se possível com o animal agressor, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico;

Em Piau, caso necessário, o morador pode fazer contato com a Secretaria de Saúde, pelo (32) 3254-1335.