Representantes da Prefeitura de Piau, da Polícia Militar de Minas Gerais e comerciantes estão trabalhando na implantação de uma rede de comércios protegidos no município. O projeto é uma estratégia que envolve toda a comunidade na prevenção de crimes, através de uma rede de segurança compartilhada.
O objetivo é que os participantes atuem como “câmeras vivas”, alertando moradores, comerciantes e os órgãos de segurança na identificação de possíveis indivíduos em atitude suspeita. Entre as situações que exigem atenção especial está a circulação de motocicletas ou veículos com placas de outras cidades, passando de forma contínua pelo mesmo local, fazendo muitas perguntas ou fora da rotina diária da cidade. As mensagens são enviadas em grupos de WhatsApp, criados exclusivamente para a troca dessas informações.
Aqueles que não compareceram à reunião de lançamento do projeto ou demais interessados em participar da iniciativa podem entrar em contato com a Prefeitura. A PM também tem percorrido os estabelecimentos para cadastro dos comerciantes.