Inovação que veio para ficar é o Programa Municipal de Inseminação Artificial de Piau, implantado pela Administração 2017/2024. Por meio da iniciativa, a Prefeitura apoia o produtor na busca da melhoria genética do rebanho bovino. O fruto mais recente do projeto é a bezerra Conquista, pertencente ao produtor Jorge Luiz Stroppa.
Também nasceu por meio do programa a bezerra Estrelinha, de propriedade do produtor João Batista de Oliveira (João da Lucinha), do Córrego dos Almeidas. Já a primeira cria do projeto é a bezerra Vitória, que pertence a Wellington do Nascimento
O Programa de Inseminação Artificial se destaca pela assistência gratuita aos produtores. Entre as ações estão a avaliação prévia para identificar vacas aptas para a inseminação e o treinamento para observar os animais e detectar o momento adequado para o processo.
A participação no programa continua aberta aos interessados. Para se inscrever ou solicitar a visita do veterinário Rafael de Almeida Loures, basta fazer contato pelos celulares (32) 99984-3969 e (32) 99939-6102 ou pelo telefone da Prefeitura: (32) 3254-1221.