A Secretaria de Saúde de Piau reforça aos pais e responsáveis a necessidade da atualização constante do cartão de vacinação das crianças, principalmente no combate contra a meningite.
As doses de ACWY, destinadas às crianças de 11 a 12 anos, estão disponíveis nas unidades de Saúde do município. Tal grupo é considerado o mais suscetível à transmissão, causada pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. A doença apresenta grandes taxas de mortalidade e pode trazer sequelas graves em muito pouco tempo.
Vale ressaltar que a vacina ACWY não substitui a imunização contra meningite C, também disponível na cidade.
Em caso de dúvidas, os piauenses podem procurar atendimento levando o cartão de vacinação para conferência. As doses são seguras, gratuitas e garantem prevenção aos imunizados.
A doença
Meningite é o nome dado às infecções que atingem as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges. É causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, fungos, vírus e alguns parasitas. A doença é considerada endêmica, ou seja, os casos ocorrem durante todo o ano. Em 2020 a vacina contra meningite foi incorporada pelo Ministério da Saúde no Calendário Nacional de Vacinação.