Neste mês, órgãos da Saúde de todo o país trabalham com a campanha “Agosto Dourado”, que visa estimular o aleitamento materno. E a Secretaria de Saúde de Piau, antenada às ações nacionais, também apoia a iniciativa.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é dele que vem a proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil, livrando os bebês de riscos à saúde como diarreias, infecções respiratórias e alergias, entre outras doenças. Nesse sentido, a ação busca também conscientizar empresas e mães que trabalham fora de casa, para que elas tenham condições para amamentar seus filhos pelo máximo de tempo possível.
Aleitamento até os 2 anos
Segundo recomendação dos especialistas, é importantíssimo que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno até os 6 meses de vida. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, continuem mamando até, pelo menos, os 2 anos.
Em 2022, o Agosto Dourado tem como lema “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”. Outro detalhe deste ano é que a campanha foca não só nos pais, mas também nos trabalhadores da saúde.
A escolha do dourado é porque a cor corresponde ao ouro, padrão de qualidade do leite materno.