Em sintonia com as atividades programadas para 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, a Secretaria de Saúde de Piau prepara algumas atividades para discutir esse assunto de saúde pública no município.
Nesta sexta-feira (27), o PSF receberá, a partir das 14h, uma série de ações para alertar, conscientizar e orientar fumantes que buscam deixar o vício.
O trabalho servirá para conhecer os pacientes que desejam parar de fumar e incentivá-los a se cadastrarem no Grupo Antitabagismo que será lançado dia 24 de junho. O objetivo é desenvolver medidas para auxiliar e estimular os piauenses a pararem de fumar.
Afinal, é imprescindível o apoio aos tabagistas que têm o desejo de parar ou reduzir o consumo de cigarro. Com estímulo e apoio psicológico, por meio de terapias e apoio medicamentoso, o objetivo pode ser alcançado.
Dia Mundial Sem Tabaco
A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, considerado problema de saúde pública no Brasil desde 1989.
O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina, e causa aproximadamente 50 doenças diferentes. Seja ativo ou passivo, prejudica a saúde de quem fuma e de quem não fuma, podendo levar à morte.
Conforme dados do INCA, a doença responde por 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer. Além disso, 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes.