A solenidade precisou ser reduzida devido à pandemia, mas mesmo assim teve grande significado. Hoje, pela manhã, foi concluída oficialmente a edição 2020 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A iniciativa foi reativada este ano em Piau, a partir de decisão da Prefeitura em resgatar a parceria com a Polícia Militar.
Realizado no auditório da Escola Municipal José Maria César de Castro, o evento teve a presença do vice-prefeito Wander Loures e de representantes da Polícia Militar, incluindo o Sargento Ribeiro, coordenador do curso, e o mascote Léo.
A turma foi representada pelas alunas Ana Júlia Soares Ferreira, que fez a redação vencedora, e Camila Mendonça Presto, que teve seu vídeo de conclusão selecionado entre os quatro melhores da região. Também participaram a secretária de Educação Fernanda Presto de Paiva e a diretora da escola Lizete Paiva Neves, além de profissionais da Educação e familiares das alunas.
Voltado para alunos do 5º ano, o PROERD tem como um dos objetivos “desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões relacionadas às drogas e à violência.” Devido às restrições impostas pela pandemia, as atividades foram realizadas por videoconferência, sob a coordenação de profissionais da Polícia Militar, com acompanhamento pedagógico da direção da escola.